segunda-feira, 25 de maio de 2009

domingo, 10 de maio de 2009

Efeito Fogo para Photoshop CS2
walterlan verissimo.. tutorial ..


1?: Abra uma imange de 500x500 com o fundo preto. Agora crie uma nova layer (Ctrl+SHIFT+N) e pegue um Brush solido com uns 20 a 25px de ponta(Master Diameter) agora fa?a um traso segurando shift no meio da imagen com a cor brancaAssim:

Feito isso, vamos para a magica pegue o SMUDGE TOLL ® com a mesma medida da brush, de 20 a 25px, e come?e a dar leves passadas onde fizemos o tra?o branco, com isso, voc? ira criando as camadas, sem d? mesmo, fa?a o tamanho que quizer, aplicando uma vez depois em mais em cima, uma dica....deixe algumas partes em cinza, algumas partes folhadas...se quiser...passe de fora para dentro do desenho, assim voc? o corta, criando mini chamas.

Ficando Assim:

sábado, 9 de maio de 2009

sexta-feira, 8 de maio de 2009



walterlan.....cs2 tutorial

Photoshop CS2 tutorial

quinta-feira, 7 de maio de 2009

TUTORIAL CS2

Software: Photoshop CS2
WALTERLAN


Em primeiro, temos que saber que um planeta tem textura e essa textura começa a se "rachar" quando ele vai explodir (pelo menos isso é o que acontece nos filmes hehe). Então nada melhor do que uma textura de terra seca (rachada) para fazê-lo. A textura que eu vou usar é esta:
E o primeiro passo de edição é dar a forma redonda de planeta para esta textura. Como ela está aberta no Photoshop em uma camada, vamos selecionar a área desejada para uso. Use a ferramenta de SELEÇÃO na forma ELÍPTICA (tecla M) e selecione parte da textura. Para não deixar a seleção oval e fazer um círculo perfeito, segure a tecla SHIFT enquanto seleciona. Após essa selecão, use CTRL+C para copiar e depois CTRL+V para colar essa parte selecionada em uma nova camada. Porém, o plano de fundo ainda estará com o restante da textura. Faça o seguinte: selecione a camada do plano de fundo, use CTRL+A para selecionar tudo e aperte DEL para excluir a textura. Depois use a ferramenta balde de tinta (G) para preencher o fundo com cor preta. Até agora teremos isto: O plano de fundo preto e na camada superior a textura em forma circular
Mas existe um porém. A parte onde a textura do chão está rachada é escura, mas se vamos fazer um planeta explodindo, a luz vem de dentro dele, e esta parte rachada deve ser luminosa, branca, e não preta. Deixe a camada da esfera selecionada e vá em IMAGEM > AJUSTES > INVERTER ou simplesmente aperte CTRL+I. Agora a esfera estará em negativo, e as partes pretas serão substituídas por cor branca.

Mas ainda falta dar um aspecto de esfera, pois o planeta por enquanto é apenas um círculo e está “achatado”. Então, vamos deixar o planeta selecionado: Na camada do planeta, existe uma mini-imagem dele (thumbnail). Segure a tecla CTRL e clique nessa imagem. Pronto, o planeta está selecionado. Agora vamos no menu FILTRO > DISTORCER > ESFERIZAR. Deixe em 100% e modo normal e clique em OK. Vá novamente neste filtro e faça o mesmo novamente, porém com o valor em 30% ao invés de 100. Isso vai dar ainda mais um aspecto de esfera. Pressione CTRL+D para deselecionar. O resultado até agora deve ser algo mais ou menos assim:
Agora o que temos que fazer são os raios de luz saindo de dentro das rachaduras para fora do planeta. Infelizmente o Photoshop não tem uma ferramenta específica pra fazer os raios de luz saírem do centro do planeta para todas as direções. O que queremos aqui é que somente a porção branca (luz) “saia” de dentro, como raios de luz mesmo. E o Photoshop faz isso somente em duas direções: esquerda para direita e direita pra esquerda. Então o que podemos fazer? Vamos ABRIR o planeta! Vamos esticar ele como se fosse uma casca de laranja e aplicar este efeito na horizontal. Nos próximos passos ele vai ficar feio e esticado mas não se assuste, é apenas para aplicar este efeito. Então, certifique-se que a camada da esfera esteja selecionada e vá em FILTRO > DISTORCER > COORD. POLARES. Na janela que abrir selecione “Polar para Retangular” e clique em OK. Viu a aberração que ficou? ^^
Agora vamos virar o desenho em 90º para depois aplicar o efeito. Vá em IMAGEM > GIRAR TELA > 90º CW. (Note que CW significa Clockwise, ou “sentido horário”). A imagem vai ficar assim:

Vá em FILTRO > ESTILIZAR > VENTO. Na opção MÉTODO deixe marcado em “Vento” e na direção deixe em “Da Direita” e clique em OK. O efeito de luz estará aplicado. Aperte CTRL+F para aplicar o efeito mais uma vez, que é o desejado. A imagem deve ficar mais ou menos assim:
Agora que o efeito já está aplicado, temos que fazer o planeta voltar ao normal, à forma de esfera. Vamos em IMAGEM > GIRAR TELA > 90º CCW (Counter-Clockwise ou “sentido anti-horário”). E então vamos em FILTRO > DISTORÇÃO > COORD. POLARES. Só que agora, para voltar a forma original, selecionamos a outra opção que é “Retangular para Polar”. Pronto, o planeta voltou ao “normal” e está com o efeito de explosão e luz aplicado:
Porém ele está em preto-e-branco, então vamos ajustar cores a ele pra ver como fica. Vá em IMAGEM > AJUSTES > BALANÇO DE COR. São 3 opções de tom embaixo: Sombras, Meio-Tom e Luzes.
Em Sombras, deixe a barra de cima em “Vermelho”, a barra do meio na metade, e a barra de baixo em “Amarelo”. O mesmo vale para Meio-Tom.
Somente em Luzes deixe a barra de cima em +50 para o vermelho, e as duas de baixo na metade. Não se esqueça também de deixar marcada a caixa “Preservar Luminosidade”. Pra dar um toque final na explosão, vá em FILTRO > DESFOQUE > DESFOQUE RADIAL. Deixe o valor em 10, Método de desfoque em “zoom” e qualidade em “melhor”.
O resultado final é este: